Novo Portal da Transparência traz mais facilidade para os criciumenses

Data de publicação: 22/08/2019 23:01:00 Última Atualização: 22/08/2019 23:02:00 Fotos: Ana de Mattia Texto: Ana de Mattia

Disponibilizar o acesso à informação é um dos compromissos da Prefeitura de Criciúma com os cidadãos. O Portal da Transparência foi repaginado, facilitando a navegação e a pesquisa dos munícipes sobre os assuntos relacionados ao poder público. A nova plataforma, lançada nesta segunda-feira (22), é mais acessível, dinâmica e autoexplicativa. A solenidade ocorreu no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, e para visualizar o novo portal basta acessar o link transparencia.criciuma.sc.gov.br.

No primeiro acesso, a população vai passar por um tutorial explicativo sobre as categorias e as funcionalidades do site. Além disso, os vídeos estão na parte inferior da plataforma para ser acessada a qualquer momento. “A partir das buscas que serão realizadas nós iremos cada vez mais otimizar o site para que as pessoas possam acessar as informações com maior facilidade. O próprio cidadão poderá, por meio da plataforma, solicitar uma informação que não encontrou no site”, explica o diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan.

O site foi desenvolvido pelos profissionais da DTI da Administração Municipal. O cidadão vai encontrar informações sobre várias categorias do setor público, como receitas, despesas, patrimônio, demonstrativos, licitações, compras, contratos, pessoal, obras, contas públicas, institucional, saúde, documentos oficiais, convênios, legislativo e carta de serviços.

Conforme o diretor, os atalhos permitem a acessibilidade e o glossário para auxiliar em palavras específicas. O novo portal também terá um espaço para o acompanhamento das obras em Criciúma, podendo verificar as já concluídas e as que estão em andamento. “O portal é para o cidadão comum, não aquele da era digital, mas sim da era analógica, que assim possam ter mais facilidade de acessar as informações que desejam. O novo Portal da Transparência é mais fácil e mais acessível. É um motivo que o Governo de Criciúma tem para comemorar”, celebra o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Prestigiaram o evento a secretária executiva de Integridade e Governança do Governo de Santa Catarina, Naiara Czarnobai Augusto, que estava representando o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva. Também estavam presentes o presidente do Observatório Social (OS) de Criciúma, Sinesio Volpato, o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin, vereadores e secretariado municipal.