Administrativo: (48) 3431-0372
Suporte Técnico: (48) 3431-0272
08:00h às 17:00h
Data de publicação: 10/09/2025 12:28:00 Última Atualização: 10/09/2025 12:28:00 Fotos: Arquivo/Decom Texto: Eduarda Salazar
O 8º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes reunirá prefeitos, gestores públicos, vereadores e servidores em dois dias intensos de conhecimento em Criciúma. O evento, organizado pela Rede Cidades Digitais (RCD), em parceria com a Administração Municipal, acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro, no Centro de Inovação Criciúma (CRIO). A programação inclui feira de exposições com profissionais e especialistas renomados para compartilhar ideias inovadoras e visões de futuro para o aprimoramento dos serviços públicos.
O congresso, considerado o principal encontro voltado à inovação na gestão pública de Santa Catarina, é direcionado a prefeitos, gestores e servidores públicos, vereadores, representantes de universidades e entidades catarinenses e até mesmo de outros estados do Brasil. Para participar, é necessário realizar a inscrição gratuita por meio do site do evento.
Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, a realização do Congresso no município simboliza o reconhecimento dos avanços conquistados nos últimos anos. “Trazer esse encontro para Criciúma reforça a seriedade do nosso trabalho na modernização da gestão pública. Temos buscado aplicar tecnologia e inovação em benefício da população, e o Congresso será uma oportunidade não apenas de mostrar nossas iniciativas, mas também de absorver práticas que estão transformando realidades em outras cidades do Estado e do Brasil”, ressalta Espindola.
A edição de 2024 do evento, realizado em Camboriú, reuniu cerca de 400 participantes de mais de 100 prefeituras catarinenses. Neste ano, a iniciativa reunirá autoridades e especialistas para promover um ambiente de troca de experiências, apresentação de soluções digitais e planejamento estratégico voltado ao fortalecimento das cidades inteligentes.
Entre os destaques da programação de 2025 estão palestras com prefeitos e gestores públicos que têm transformado suas administrações por meio da tecnologia. A exemplo do prefeito Vagner Espindola, que apresentará o painel “Criciúma Inovadora”, e o secretário de Governança do Município, Tiago Ferro Pavan, que falará sobre gestão e governança digital. Também participarão o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, a vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin, e o prefeito de Rio do Sul, Manoel Pereira, expondo experiências consolidadas como referência em Santa Catarina.
Segundo Pavan, o Congresso será uma oportunidade de compartilhar as experiências que têm colocado o município em posição de destaque na área da inovação e da transformação digital. “Criciúma tem investido em planejamento estratégico, modernização de processos e em ferramentas para tornar os serviços públicos mais ágeis, eficientes e próximos da população. Esse ambiente de troca é fundamental para fortalecer as políticas públicas e garantir que a tecnologia esteja sempre a serviço do cidadão”, destaca o secretário de Governança.
Outro ponto alto será a entrega do título Prefeito Inovador 2025, reconhecimento concedido a gestores que se destacam pelo uso estratégico da tecnologia para melhorar a vida da população. O Congresso ainda terá momentos dedicados ao Projeto Inovador 2025, premiando iniciativas que se tornaram referência em boas práticas de gestão pública digital.
Durante o evento, os participantes poderão conhecer soluções desenvolvidas por empresas como o Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (IGTECH), Printer do Brasil, Voxcity Tecnologia, Portal de Compras Públicas, Sistema Traz Valor e WebBrain. A programação completa do 8º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes está disponível no site do evento.
Serviço:
8º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes
Data: 18 e 19 de setembro de 2025
Horário: Das 8h às 17h
Local: CRIO (Centro de Inovação Criciúma), em Criciúma/SC
Inscrições: Entrada gratuita para prefeitos, gestores e servidores públicos, vereadores, representantes de universidades e entidades por meio de cadastro no site do evento.