Documentos Sobre a DTI
Conheça Nossos Setores
Diretor
Diretor
O Diretor de TI é responsável por administrar e coordenar todas as atividades do setor, além de planejar e gerenciar os processos relacionados à tecnologia da informação. Detendo o conhecimento necessário para implementar rotinas e utilizar ferramentas essenciais, visando otimizar a resolução de problemas e alcançar melhores resultados.
Equipe
Matheus Sant'ana Pacheco
matheus.pacheco@criciuma.sc.gov.br
Infraestrutura e Operações de TI
Governança de TI
Infraestrutura e Operações de TI
O papel da Infraestrutura e operações do setor é manter o ambiente de operação funcional e seguro, promovendo a confidencialidade, disponibilidade e integridade da informação, é fundamental. Entre suas principais tarefas estão a criação e inativação de usuários no domínio, a liberação de acesso à internet, a automatização e configuração do proxy, o monitoramento de ataques e acessos a sites não autorizados, e a administração do servidor de arquivos. Além disso, a equipe é responsável por manter os sistemas atualizados, realizar cópias de segurança dos dados nos servidores e unidades de backup, gerenciar máquinas virtuais, entre outras atividades relacionadas a esses serviços. Paralelamente, o suporte de alto nível é prestado com a manutenção de computadores e o atendimento operacional aos usuários, auxiliando-os a atingir seus objetivos. Esse suporte e manutenção são oferecidos tanto na parte interna quanto externa do Paço Municipal Marcos Rovaris, garantindo que todas as operações sejam realizadas de forma eficiente e segura.
Equipe
André Faria Ruaro
Roni Edson dos Santos
Governança de TI
A governança de TI possui como responsabilidade supervisionar a aplicação de metodologias e práticas de gestão de Tecnologia, atuando na gestão do Planejamento Tático de TI. Além de planejar e coordenar a aquisição de bens e a contratação de serviços, e liderar tecnicamente os atendimentos do cotidiano e projetos sob sua responsabilidade.
Equipe
Lythieiny Antunes de Carvalho
Luma Gabrielly da Silva
André Fernando Vieira Noguera
Ygor Moreira Santana
Análise e Desenvolvimento de Sites e Sistemas
Service Desk
Análise e Desenvolvimento de Sites e Sistemas
A equipe é responsável por criar e manter sites e sistemas web utilizados pela prefeitura. Com foco em otimizar serviços, eliminar barreiras, automatizar tarefas, e promover economia de tempo e recursos humanos, essa equipe desenvolve soluções eficientes e funcionais.
O trabalho envolve a elaboração de projetos de sistemas, definindo módulos, fluxogramas, entradas e saídas de dados, arquivos, especificações de programas e controles de segurança para cada projeto. Tudo isso é implementado com ênfase na otimização, buscando proporcionar rapidez de acesso, leveza, design atrativo e alta funcionalidade. Além disso, a equipe coleta informações diretamente com os usuários para entender as regras de negócio e garantir que as soluções desenvolvidas atendam às suas necessidades específicas.
Equipe
Fabio Valvassori Bitencourt
Gustavo Albônico Gonçalves
Service Desk
A equipe de Service Desk é responsável pelo atendimento inicial, atuando como o principal ponto de contato entre a Diretoria de Tecnologia da Informação e o usuário. Seu objetivo é centralizar as dificuldades encontradas no ambiente de trabalho dos usuários, registrando e, consequentemente, resolvendo essas questões.
Equipe
Anderson da Silva
Infraestrutura e Operações de TI
Infraestrutura e Operações de TI
O papel da Infraestrutura e operações do setor é manter o ambiente de operação funcional e seguro, promovendo a confidencialidade, disponibilidade e integridade da informação, é fundamental. Entre suas principais tarefas estão a criação e inativação de usuários no domínio, a liberação de acesso à internet, a automatização e configuração do proxy, o monitoramento de ataques e acessos a sites não autorizados, e a administração do servidor de arquivos. Além disso, a equipe é responsável por manter os sistemas atualizados, realizar cópias de segurança dos dados nos servidores e unidades de backup, gerenciar máquinas virtuais, entre outras atividades relacionadas a esses serviços. Paralelamente, o suporte de alto nível é prestado com a manutenção de computadores e o atendimento operacional aos usuários, auxiliando-os a atingir seus objetivos. Esse suporte e manutenção são oferecidos tanto na parte interna quanto externa do Paço Municipal Marcos Rovaris, garantindo que todas as operações sejam realizadas de forma eficiente e segura.
Equipe
André Faria Ruaro
Roni Edson dos Santos
Governança de TI
Governança de TI
A governança de TI possui como responsabilidade supervisionar a aplicação de metodologias e práticas de gestão de Tecnologia, atuando na gestão do Planejamento Tático de TI. Além de planejar e coordenar a aquisição de bens e a contratação de serviços, e liderar tecnicamente os atendimentos do cotidiano e projetos sob sua responsabilidade.
Equipe
Lythieiny Antunes de Carvalho
Luma Gabrielly da Silva
André Fernando Vieira Noguera
Ygor Moreira Santana
Análise e Desenvolvimento de Sites e Sistemas
Análise e Desenvolvimento de Sites e Sistemas
A equipe é responsável por criar e manter sites e sistemas web utilizados pela prefeitura. Com foco em otimizar serviços, eliminar barreiras, automatizar tarefas, e promover economia de tempo e recursos humanos, essa equipe desenvolve soluções eficientes e funcionais.
O trabalho envolve a elaboração de projetos de sistemas, definindo módulos, fluxogramas, entradas e saídas de dados, arquivos, especificações de programas e controles de segurança para cada projeto. Tudo isso é implementado com ênfase na otimização, buscando proporcionar rapidez de acesso, leveza, design atrativo e alta funcionalidade. Além disso, a equipe coleta informações diretamente com os usuários para entender as regras de negócio e garantir que as soluções desenvolvidas atendam às suas necessidades específicas.
Equipe
Fabio Valvassori Bitencourt
Gustavo Albônico Gonçalves
Service Desk
Service Desk
A equipe de Service Desk é responsável pelo atendimento inicial, atuando como o principal ponto de contato entre a Diretoria de Tecnologia da Informação e o usuário. Seu objetivo é centralizar as dificuldades encontradas no ambiente de trabalho dos usuários, registrando e, consequentemente, resolvendo essas questões.
Equipe
Anderson da Silva
Indicadores
Número de atendimentos realizados
3650
Computadores
730
Impressoras
311
Locais atendidos
5200
Profissionais
166
Relógios Ponto
200
Roteadores
870